Voando Baixo, com Marco ASA – Vol. 14

eu-de-cimaSobre JBS, Friboi, Lula, Lava-Jato, Aecio etc. – Com o estômago bem embrulhado, vamos tentar analisar o que está acontecendo. A Família Batista é um ninho de gênios do mal? Não é sim. Eles são oportunistas ao extremo e têm TODO MUNDO no bolso. Eles se beneficiaram do projeto econômico implantado pelo Partido dos Trabalhadores que se espelha nos modelos coreano e chinês. Naqueles países, os governos investem ao máximo em empresas nacionais para que elas se tornem multinacionais exportadoras. Assim, entra mais dólares no Brasil do que sai.

Beneficiaram-se a JBS, Friboi, OI, bancos (Bradesco e Itaú), Embraer, Vale e empreiteiras em geral (com destaque para a Odebrecht). O problema desse modelo econômico é que se criam “monstros” econômicos. Aí, vemos empresas tão poderosas como a JBS. A empresa é tão grande que fatura próximo do trilhão de dólares. Isso é mais que o que produz duas Argentinas! Sim, uma empresa brasileira é maior que a Argentina toda. Brasil, sil, sil!

Mas, pra ser tão poderoso, tem que “comprar” apoio e acesso. Daí, a JBS bancou políticos de praticamente todos os partidos (parece que se salvam PSOL e outros poucos). O negócio é tão enraizado que a empresa mandou grana até para candidatos a vereador de cidades pequenas que não têm nada a ver com o negócio.

No Mato Grosso do Sul, por exemplo, os tentáculos envolvem dois ex-governadores e citação ao atual governador tucano. Ninguém se salta…

No Mato Grosso também…

São Paulo nem se fala…

E a relação promíscua do Senador Aécio Neves (PSDB), que chegava a “encher o saco” dos Batista pedindo dinheiro igual filho adolescente. Chega a ser cômico ver Aécio discursando pela ética.

Fuga nojenta – Agora, gostaria de saber o por que da liberação total irrestrita da família Batista quando causaram tanto mal ao Brasil em todos estes anos. Sua fortuna foi fomentada com dinheiro público, do BNDES, quase sem juros. Agora podem ir onde quiserem, mantêm-se bilionários em Nova Iorque (ou qualquer outro paraíso mundial) como se nada tivesse acontecido. No mínimo suspeito, já que Eike Batista teve a peruca raspada e o Odebrecht ficou preso um tempão. Suspeito isso…

Outra questão: Por que Temer ainda está em Brasília? E quem o sucederá? Seu pimpolho Maia? Aliás, quem será o candidato à presidência? Bolsonaro neonazista, que recebeu 200 mil da JBS, doou ao partido, que repassou a grana “limpa” pra ele? Marina envolvida com o Itaú até o talo e que só aparece pra dar pitaco errado? Lula será candidato só até acharem uma prova. O PSDB morreu, já que Aécio já deu e o Dória meteu os pés pelas mãos em seus primeiros meses de governo e se mostrou mais instável que o Ciro Gomes.

Eu, particularmente, votaria no Ciro Gomes, mas ele tem uma rejeição enorme justamente por falta de diplomacia política (o que eu acho uma qualidade em um mundo político hipócrita). Mas, as pessoas querem a polidez falta de um Dória.

Enfim, a JBS é a ponta do iceberg. Imagine o que aconteceu na privatização dos sistemas de distribuição de energia elétrica? E na municipalização dos sistemas de água e esgoto (com bilhões de financiamento público)? E de telefonia e internet? O maior bilionário das telecomunicações do mundo, o mexicano Carlos Slim, já é dono da Claro, Net, Embratel… Imaginem o que os congressistas e então presidente (FHC) ganharam na privatização das telecomunicações (da autorização, já que era proibida a participação de empresas estrangeiras no setor, e depois na venda)?

Agora, imaginem o que as empresas de amigos e parentes de prefeitos, vereadores, deputados, governadores e outros ratos políticos vão ganhar quando a terceirização for aprovada e as prefeituras, câmara, assembleias e governos puderem contratar funcionários terceirizados? Do zelador ao professor… Do enfermeiro ao técnico… toda a mão de obra virá de empresas terceirizadas envolvidas com políticos. Aí a farra será generalizada mesmo. Triste.

eu-de-cima

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s