Vacinação contra a gripe começa dia 22 de abril e pretende imunizar 184 mil pessoas

Imagem

(PMCG) – A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública – Sesau lança na próxima terça-feira (22.04), às 8 horas, a campanha de vacinação contra a gripe sazonal H1N1. O lançamento acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS) Macaúbas, localizada na Avenida dos Cafezais, S/N – Jardim Macaúbas. O Dia D da campanha será em 26 de abril. A meta é vacinar 184 mil pessoas. 

As vacinas fornecidas pela Secretaria de Estado de Saúde começam a chegar esta semana para abastecer as unidades da Capital. As equipes de enfermeiros das unidades de saúde já receberam capacitação para aplicar a vacina. No primeiro dia da vacina as ações serão intensificadas com o objetivo de alertar a população contra o vírus e garantir que grande parte da meta seja atingida. 

A gerente técnica do Serviço de Imunização da Sesau, Cássia Tiemi Kanaoka explica que a meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% das 184 mil pessoas previstas para a campanha em Campo Grande. “Neste ano, a faixa etária das crianças que podem tomar a vacina foi ampliada para entre seis meses e quatro anos. No ano passado, o limite de idade era de dois anos”, explica Cássia.

Também devem tomar a vacina nas unidades de saúde pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz (até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

No caso dos acamados, Cássia explica que equipes estarão mobilizadas para fazer a imunização de pacientes em visitas domiciliares. O agendamento para esse atendimento deve ser solicitado pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone 3314-3062. 

A vacinação nas unidades de saúde acontece das 7h às 11h e das 13h às 17h. 

Imunização
 – a vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Em todo o país, serão 65 mil postos de vacinação, além de veículos terrestres, marítimos e fluviais que ajudarão a levar a vacina em locais onde não há posto de saúde.

A criação de anticorpos contra a doença ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose e por isso a campanha de vacinação é marcada para antes do inverno, quando acontece a maior circulação da gripe.

Segundo o Ministério da Saúde a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s