ALERTA: Troque todas as suas senhas. Há um bug mundial à solta!

Imagem

(BBC) – Diversas companhias de tecnologia estão pedindo que usuários troquem suas senhas, após a descoberta de um grave problema de segurança.

A plataforma de blogs Tumblr divulgou a seguinte advertência: “mudem suas senhas em todo o lugar – especialmente em serviços de alta segurança, como e-mail, senhas de banco e serviços de armazenamento”.

Especialistas na área de segurança também têm oferecido avisos semelhantes sobre o vírus conhecido como ‘Heartbleed bug’.

A recomendação se dá após notícias de que o OpenSSL, produto usado para garantir a segurança de dados, teria sido usado para permitir espionagem.

O OpenSSL é um popular acervo de criptografia usado para embaralhar informações sensíveis passadas de um computador para outro, de modo que só o provedor de serviço e os recipientes podem interpretar as informações passadas.

Se uma organização emprega o OpenSSL, os usuários veem um ícone de cadeado no seu navegador – embora isso também possa ser usado por produtos rivais.

Entre os afetados está a Receita Federal do Canadá, que suspendeu seus serviços online “para salvaguardar a integridade das informações”.

Segredos copiados

O Google e a Codenomicon – empresa de segurança finlandesa – revelaram na segunda-feira que uma falha existente no software há mais de dois anos poderia ser usada para expor chaves secretas que identificam prestadores de serviços que empregam o OpenSSL.

Segundo eles, se os hackers fizeram cópias dessas chaves, eles poderão roubar os nomes e senhas de pessoas que utilizam os serviços, tirar cópias de seus dados e configurar sites falsos parecidos com os legítimos, já que usariam as credenciais roubadas.

“Se as pessoas acessaram um serviço durante a janela de vulnerabilidade, há uma chance de que a senha já tenha sido recolhida”, disse o diretor de tecnologia da Codenomicon, Ari Takanen. “Nesse caso, é uma boa ideia alterar as senhas em todos os portais atualizados.”

Outras empresas de segurança demonstraram surpresa com a revelação.

“Catastrófico é a palavra certa. Numa escala de zero a 10, é 11”, disse o blogueiro Bruce Schneier.

Atualizar senhas

A BBC apurou que o Google alertou um número seleto de organizações sobre o problema antes de torná-lo público, para que as empresas pudessem atualizar seus equipamentos com uma nova versão do OpenSSL liberado no início da semana.

No entanto, o Yahoo aparentemente não foi incluído nesta lista e o site de tecnologia Cnet informou que algumas pessoas foram capazes de obter nomes de usuários e senhas antes que a empresa pudesse fazer a correção.

A NCC Group, uma empresa de segurança cibernética, descreveu a situação como “grave”.

“O nível de conhecimento atualmente necessário para explorar essa vulnerabilidade é substancialmente menor do que era há 36 horas”, disse o diretor associado da empresa Ollie Whitehouse à BBC.

“Alguém com um nível moderado de habilidades técnicas e que execute seus próprios scripts – a geração Raspberry Pi – provavelmente seria capaz de lançar ataques com sucesso e obter informações confidenciais.

“Seria um passo prudente para o público atualizar suas senhas.”

Várias empresas de segurança e desenvolvedores independentes publicaram testes online para ajudar o público a descobrir se os serviços ainda estão expostos.

No entanto, não há nenhuma maneira simples de descobrir se eles estiveram vulneráveis antes.

‘Sem pressa’

Um pesquisador do Laboratório de Informática da Universidade de Cambridge disse que seria exagerado dizer que todos deveriam parar com tudo para substituir suas senhas, mas que os interessados deveriam agir.

“Eu acho que há um risco baixo a médio de que qualquer senha tenha sido comprometida”, disse Steven Murdoch.

“Não é igual às violações anteriores, onde foi confirmado que listas de senhas foram postadas na internet. Não é tão urgente assim. Mas a mudança de senhas é muito fácil. Portanto, não é uma má ideia, mas não é algo que as pessoas têm que sair correndo para fazer a não ser que o seu serviço recomende a fazê-lo.”

Dicas de senhas

Um dos especialistas que acreditam que todos usuários devem modificar seus detalhes de login é o professor da Universidade de Surrey, Alan Woodward.

De acordo com ele, ao trocar de senha não se deve buscar nenhuma que ofereça quaisquer ligações com a pessoa, uma vez que hackers poderiam recorrer às mídias sociais para obter dados do usuário.

Woodward desaconselha, por exemplo, que usuários escolham como senha o nome de seu bichinho de estimação.

Prefira palavras que não estejam nos dicionários, recomenda ele. Os hackers conseguem fazer combinações usando formas criptografadas de todo um dicionário e podem, facilmente, acertar qual a sua senha.

A recomendação é usar caracteres de múltiplos tipos. Você pode optar por palavras ou frases fácies de lembrar, mas acrescentar diferentes caracteres, como c@ch0rr3lev@2do.

Mantenha senhas diferentes para diferentes sites e sistemas. Se os hackers desvendarem uma das senhas, as outras estarão mais protegidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s