Descaso com os pontos turísticos de Peruíbe: Ruínas e Abarebebê e torre do Mirante estão abandonados

Image
Escada que dá acesso às ruínas está em péssimas condições (fotos: Marco ASA e Rodrigo Perissinotto)

(Marco ASA) – Recentemente incluída no roteiro “Rota São Paulo”, com ônibus trazendo turistas que visitam toda a Baixada Santista, percorrendo seus pontos de maior interesse, a cidade de Peruíbe não se preparou para recebê-los. Um dos maiores pontos de interesse religioso da região, o local que abriga as Ruínas de Abarebebê está abandonado.

Visitei recentemente o local, que abriga resquícios da igreja erguida pelos jesuítas no século XVI (tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico de São Paulo – Condephaat) e os turistas que me acompanharam ficaram decepcionados. O mato alto tomava conta do lugar, a escada de acesso está quebrada (colocando até mesmo a integridade física dos turistas em risco) e, o mais grave, o pequeno museu, que abrigava peças relacionadas à história do local, fechado. O jovem guia que nos acompanhou não soube informar para onde as peças foram levadas e disse que o local já estava abandonado há mais de seis meses. No local não há banheiro, nem água potável para os visitantes.

Torre saqueada – Outro ponto para onde os turistas costumam seguir em Peruíbe é a torre do mirante, local com uma vista ímpar da cidade e que, até bem pouco tempo, também abrigava um museu arqueológico. Pois segui com os turistas para o local e, mais surpresa desagradável: tudo está destruído.

O local não tem segurança, todos os vidros do que era o antigo museu estavam quebrados, portas e janelas também e não há resquício das peças que havia na região. Lixo, fezes e camisinhas usadas se espalham pelo chão, causando asco em quem visita o local. Todos os pontos de iluminação estão quebrados, dando a entender que ali é um ponto de consumo de drogas e outros ilícitos durante a noite. Resta saber se não há como responsabilizar quem trata com descaso o patrimônio público, já que é um bem que pertence a todos os moradores de Peruíbe.

Image
Isso já foi um museu na torre do mirante

Prefeitura não quis se manifestar – Há algum tempo, contatamos a assessoria de imprensa sobre essas irregularidades e, através de e-mail, solicitamos à assessoria de imprensa, que respondeu dizendo que iria levantar a situação. Até o momento não houve resposta.

Em conversa informal com a amiga Fátima Pires, funcionária de carreira de Prefeitura, soubemos que os objetos dos museus foram levados para o centro cultural montado na antiga Estação Ferroviária e que há projetos de revitalização das Ruínas do Abarebebê.

Image
Triste fim para uma das vistas mais bonitas de PeruíbeImage
Image
Local já foi reformado, tinha segurança e um museu. Agora, com o abandono, perdeu-se um ponto turístico
Image
Museu já abrigou peças relacionadas às Ruínas. Hoje está fechado e abandonado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s