Explosão “monstruosa”, capaz de destruir a Terra, é captada em galáxia distante

Imagem

Uma explosão de raios gama acontece quando uma estrela morre, cai em um buraco negro, explode no que é chamado de “supernova” e ejeta radiação energética. Um planeta pego em uma dessas explosões, perderia a sua atmosfera de imediato e seria reduzido a cinzas. Pois uma explosão dessas foi captada pela Nasa, agência espacial americana. 

O registro foi feito em 27 de abril, mas só divulgado agora. Até então, tal evento foi capturado em 1999, só que com intensidade cinco vezes menor. Em geral, as explosões de raios gama são “o maior número de explosões titânicas do universo”, dizem os cientistas. E o de abril foi tão grande que alguns dos instrumentos do telescópio atingiram seu pico. Era muito forte e durou mais tempo do que qualquer dos anteriores. Todos os cientistas chamaram a explosão de “monstro”.

 Estas explosões são algo de realmente puro”, disse Peter Michelson, físico de Stanford, que é o cientista-chefe de um dos instrumentos em uma explosão de raios gama da Nasa.”Além do próprio Big Bang, estes fenômenos são os maiores que existem”. Os cientistas têm certeza de que é extremamente improvável uma explosão de raios gama poderia atingir nossa galáxia. As chances seriam de 1 em 10 milhões. Mas, então, existe uma chance!

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s