Antônio João e Marisa Serrano são os novos imortais da Academia de Letras do MS

Imagem

(ASL) – Em assembleia geral realizada na tarde de 05/11 (terça-feira), com a presença de seus acadêmicos, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a mais alta e representativa entidade literária do Estado, elegeu Antonio João Hugo Rodrigues e Marisa Serrano como novos membros efetivos da Instituição. Regularmente inscritos e eleitos por votação unânime do plenário da Academia – tudo conforme Estatuto e de acordo com recente edital de abertura de vagas – estes novos imortais serão agora diplomados e empossados na tradicional Casa de Letras (ASL).

Antonio João ocupará a Cadeira nº 13 (que pertenceu anteriormente ao seu pai, o jornalista e professor/escritor J. Barbosa Rodrigues) e Marisa Serrano assumirá a titularidade da Cadeira nº 30 (que foi ocupada anteriormente pelo escritor e folclorista Hélio Serejo).

Antonio João Hugo Rodrigues é filho dos saudosos acadêmicos J. Barbosa Rodrigues e Henedina Hugo Rodrigues. É empresário da área de comunicação e Jornalista. É diretor do Grupo Correio do Estado e autor de inúmeros artigos e inclusive crônicas. É vice-presidente da Fundação Barbosa Rodrigues. Dentre as várias homenagens e condecorações que recebeu, destacam-se: Título Honorífico de Grã Colar, da União dos Comendadores e Cidadãos Honorários do Brasil; Ordem da Bandeiras, no grau de Comendador, da Sociedade de Estudos de Problemas Brasileiros; Título de Membro Honorário da FAB; Medalla a La Integración “Simon Bolívar”, outorgada pela Câmara Internacional de Pesquisas Y Integración, “por lutar por uma América Latina unida e por amor à humanidade”; Medalha do Mérito Legislativo outorgada pela Câmara Municipal de Campo Grande, dentre outras.

Marisa Joaquina Monteiro Serrano é formada em Letras pela Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras – Campo Grande/MS (1968) e Pedagogia pela Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras – Campo Grande/MS (1980). Ocupou, dentre outros cargos, os de Professora, Supervisora, Diretora de escola e Secretária de Educação do Mato Grosso do Sul. Foi Vice-Presidente da OMEP/BR – Organização Mundial Para Educação Pré-Escolar (1983-1993), Delegada do MEC – MS (1985-1990 e 1991-1992); Presidente da OMEP/MS (1987-1994); Diretora-Presidente do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Sócio Educacional – MS (1992). É autora de duas coleções de livros didáticos: Novos Rumos em Comunicação (Ed. do Brasil – SP) e Comunicação em Língua Portuguesa (Ed. Ática – SP). Foi Vereadora de Campo Grande (1977-1982), Deputada Federal (1995-1999/ 1999-2003), Vice-Prefeita de Campo Grande (2004-2006) e Senadora da República por MS (2007-2014). É Conselheira do Tribunal de Contas do Estado de MS.

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras: Com 40 Cadeiras vitalícias, aos moldes da ABL, a ASL foi fundada no dia 30 de outubro de 1971 (comemorou recentemente 42 anos de fundação).  Com sede atual à Rua Rui Barbosa, 2624 (Centro, Campo Grande), a Academia – que possui em seu quadro grandes nomes da literatura regional – registra ao longo da sua existência uma história marcante voltada para a defesa do vernáculo e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as derivações da cultura nacional e estadual. A ASL mantém atualmente programas literoculturais importantes, como, por exemplo: o “Concurso de Contos Ulisses Serra” e o “Concurso de Poesias Oliva Enciso” (com inscrições gratuitas e voltados para escritores de MS), o “Chá Acadêmico” (evento cultural que acontece na última segunda-feira de cada mês, apresentando palestra de interesse da sociedade), o “Suplemento Cultural” e a “Revista da ASL”, dentre outros. Possui sua página na internet no endereço www.acletrasms.com.br .

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s