Chineses investirão US$ 320 milhões em indústria de milho em Maracajú

Imagem
Indústria consumirá praticamente toda a produção de milho da região

(PM Maracaju) -Empresários chineses da BBCA Group estiveram ontem em Maracaju, onde assinaram uma carta compromisso para instalação de uma unidade de processamento de milho na cidade. Os investimentos ultrapassam US$ 320 milhões em uma fábrica que deverá gerar pelo menos 400 empregos diretos e capacidade para consumir um milhão e duzentas mil toneladas de grãos.

Essa visita é resultado da viagem do prefeito Dr. Maurílio Ferreira Azambuja à China em abril deste ano, ao lado do governador André Puccinelli. Nessa viagem ocorreu o primeiro contato com os empresários da BBCA Group, uma das potências da China em bioteconologia. Na oportunidade a comitiva brasileira  fechou com os chineses  uma carta de intenção em Bem Bu, Província de Anhuí, localizada a 900 quilômetros de Pequim, para instalação da indústria em Maracaju.

 De abril para cá algumas reuniões foram realizadas para tratar do assunto, mas neste 26 de agosto, um momento histórico para o município: o presidente da BBCA Group, Li Roger Jie em companhia de outros diretores da empresa estiveram em Maracaju onde assinaram uma carta compromisso para a implantação da empresa.

Em Maracaju no período da manhã os chineses visitaram a área onde será construída a unidade esmagadora, situada ás margens da rodovia MS 163  nas proximidades do Rio Brilhante. O Grupo aprovou a área e fez a proposta para aquisição de 270 hectares de terra.

Segundo as informações dos diretores da BBCA Group a construção da obra ficará pronta em 18 meses e terá capacidade para consumir um milhão e duzentas mil toneladas de grãos, o equivalente a toda a produção de milho de Maracaju, que é em torno de um milhão de toneladas.

De acordo com o presidente do Grupo Li Roger Jie este ano será realizado todo o serviço burocrático, de aquisição da área e liberação de documentos e parte de licença ambiental. A obra deverá começar em janeiro de 2014. No primeiro momento a empresa vai produzir ácido cítrico, lisina e ácidos diversos, já no segundo estágio: vitamina C e ácido lático.

“É um prazer pra nós do Grupo BBCA estar em Maracaju, vamos juntos trazer desenvolvimento e empregos a esta cidade. O município é forte e pujante e nós contamos com o apoio do prefeito, vereadores, Governo do Estado e de todo a comunidade”. Disse  Li Roger Jie.

O Presidente da Câmara de Vereadores Édio Antonio, falou da importância do momento, e que Maracaju está no caminho certo. “A chegada de uma empresa desse porte vai abrir as portas para outros investimentos, que agregarão muito para a cidade, e isso foi graças às parcerias firmadas. A câmara sempre será parceira para a vinda de novos investimentos para Maracaju”. Disse o vereador.

O prefeito Dr. Maurílio Ferreira Azambuja disse que esse é o resultado de muito trabalho e de uma parceria muito grande entre o município o governo do Estado e também os vereadores. “Estamos desde janeiro trabalhando neste empreendimento, foram muitas reuniões, mas agora estamos batendo o martelo e agora a criação dessa empresa é uma realidade, uma das maiores do mundo, fico feliz em realizar esse sonho de Maracaju que era ter uma empresa de grande porte no município, por isso que devemos preparar a nossa cidade para o futuro e é isso que eu busco.” Concluiu o prefeito.

Participaram da reunião: o presidente da BBCA Group, o Prefeito Dr. Maurílio, a primeira-dama Leila Gonçalves Azambuja, Diretores da BBCA Group, os secretários municipais, vereadores e produtores rurais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s