Bolivianos comemorarão 188 anos de independência com festa em Campo Grande

Imagem

(Texto: Ingra Padilha) – Completando 8 anos de atividades, o evento cultural Praça Bolívia será no dia 11 de Agosto, dia dos pais, quando também será comemorado os 188 anos de Independência daquele País (dia 06).

Durante o encontro, que promete muita festa e diversidade cultural, serão sorteados brindes aos pais que estiverem presentes.

O evento este ano foi contemplado com recursos do FIC-MS da Fundação de Cultura do Governo do Estado de MS, através de projeto, para as comemorações do seu 8º aniversário. Desde o início das atividades em 2005, conta com o apoio da FUNDAC (Fundação Municipal de Cultural).

A organização é do Grupo Tikay (grupo de danças folclóricas bolivianas).

Este ano, eles criaram com outros três grupos, o “Projeção Multicultural” com a participação do Grupo Folclórico Português Danças e Cantares de Viseu, do grupo Regalo Gaúcho e do grupo Pantaneiro.

Nesse trabalho, o objetivo é que um conheça a cultura do outro para unir forças na divulgação das mesmas, não deixando que nossas origens se percam com o tempo.

Além da feira de artes e artesanatos e das comidas típicas da Bolívia e sul-mato-grossenses, confira as atrações já confirmadas para este domingo:

Música com Zé Geral.

Mambembe Trupe Teatral: grupo fundado em 2005 pela Renata Macedo e duas amigas, que se formaram no primeiro e único curso superior de Artes Cênicas da antiga Uniderp. Após a formatura, em 2006, as duas outras fundadoras da Mambembe foram para São Paulo. Depois de um período sem atividades, o grupo teatral voltou com o reforço de Breno Moroni e Jurema de Castro.

Mais música com a participação especial de Lincoln Gouveia, Lenilde Ramos e Paulo Goes.

Grupo de Capoeira criado pelo Mestre Leandro Busanello de Araújo, que pela necessidade de se manter na Capoeira criou seu próprio grupo de nome “capoeira Roda de Bamba”.Ele diz que “Aprender Capoeira é, acima de tudo, exercitar-se rumo à liberdade do corpo, da mente e do espírito”.

Haverá ainda coleta de material plástico para reciclagem, promovido pela empresa Ecoplantar.

 Evento consolidado – O Domingo Cultural na Praça Bolívia vem firmando-se no calendário cultural campo-grandense com o objetivo de promover a inclusão da cultura boliviana em Campo Grande, difundi-la e integrá-la com as diversas culturas que formam a identidade de Mato Grosso do Sul. O evento tem apoio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

“Ao longo de oito anos estamos consolidando esse evento cultural que contempla as famílias todo segundo domingo dos meses, oferecendo gratuitamente à população atrações culturais variadas, contribuindo com o fortalecimento da identidade local, proporcionando lazer saudável e qualidade de vida para a população”, afirma Ingra Padilha, coordenadora do grupo T’ikay, responsável há três anos pela organização do evento.

O grupo de danças folclóricas T’ikay (“florescer” na língua quéchua) foi criado em 2009 por imigrantes e descendentes moradores de Campo Grande visando difundir a cultura boliviana através da dança. Com trajes multicoloridos, realiza apresentações das danças cueca, huayño, taquirari, tinkus, tobas, llamerada e caporales, as quais o público presente pode aprender a dançar.

Serviço:

Domingo cultural na Praça Bolívia Tripla Comemoração – Dia 11 de agosto de 2013

A partir das 9 horas – Evento gratuito para todas as idades – A Praça Bolívia fica no bairro Santa Fé, na Rua das Garças com a Barão da Torre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s