OPINIÃO: Sorria, você está sendo espionado…e daí?

Imagem

(Marco ASA/Mtb.1.210-MS) – As organizações Globo, das quais fazem parte os jornais O Globo, Extra, as rádios Globo e CBN, além da TV Globo, canais à cabo e filiadas em todo o território nacional (qualquer rincão deste país tem um TV ligada na Globo), resolveram “revelar” aos brasileiros que estamos sendo espionados pelos “monstros imperialistas” americanos. E a novidade?

Não sei se por ter sido tão criticada nas manifestações de junho, a Globo resolveu criar um factóide e, junto com Dilma e seus amigos bolivarianos, quer demonizar os Estados Unidos, logo eles, que fizeram da Globo o que ela é. Sim, porque Roberto Marinho não construiu um império televisivo, a terceira maior rede de TV do mundo, sem o apoio dos “yankees”.

Mas, voltemos às espionagens. Dizem que nossos telefonemas, e-mails, buscas na internet, e tudo o mais, são monitorados pelos EUA. Dãããã! Se TODAS as empresas de buscas são americanas; se a Microsoft (com seu Windows), que está em 9,8 dos 10 computadores vendidos no Brasil, é americana; se não temos um satélite de comunicação autônomo, VOCÊS AINDA QUERIAM PRIVACIDADE?

Gente, como diria o nobre professor Paulo Esselim (UFMS), com a tecnologia de satélites existente hoje, os americanos conseguem saber o que comemos, vestimos, quanto temos em reservas de minérios etc.etc.etc.

Além disso, lembre-se, você compra tudo hoje em dia utilizando cartões de crédito e débito, cujas bandeiras são Visa ou MasterCard (ou variáveis das mesmas empresas), controladas todas por uma central nos…ESTADOS UNIDOS.

Se você foi ao motel e pagou com cartão, pimba! Os americanos sabem. Se você foi á Casa China, comprou uma caixa de balas para o seu “três oitão”, pumba! O Tio Sam ficou sabendo.

A teoria do “Grande Irmão”, lançada no livro “1984”, de George Orwell, já é cotidiano há algum tempo.

Então, não venham com essa de “queremos explicações dos americanos”, ou “os americanos são os monstros imperialistas”. Nós que somos incompetentes que não temos sistemas de informação criptografados e seguros nem para a presidência da República, quanto mais para o cidadão comum. Tudo é vigiado mesmo, inclusive a Woldpress, onde publico meu blog. Então, se houver um americano me espionando agora, “see you later, allygator”.

(Marco ASA é jornalista, redator na Slogan Publicidade e autor do livro “E Agora, Meu Deus?”)

Anúncios

2 comentários em “OPINIÃO: Sorria, você está sendo espionado…e daí?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s