Gerra? Coreia do Norte disparou mísseis de curto alcance no mar do Japão

Imagem
Fotos divulgadas pela Agência Norte Coreana

(Jornal do Brasil) – As forças armadas norte-coreanas dispararam nesta sexta-feira (15) mísseis de curto alcance nas águas do Japão, informou a agência noticiosa sul-coreana Yonhap, em clima de tensão depois do recente teste nuclear de Pyongyang. O governo publicou imagens da ação no Instagram oficial do país.

Uma unidade das forças armadas norte-coreanas testou o lançamento dos  mísseis, que se presumem ser KN-02 e com alcance estimado em 120 quilômetros. 

Os testes ocorreram um dia depois de Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, ter realizado um exercício de artilharia com fogo real  junto à fronteira do Mar Amarelo, que é disputada com a Coreia do Sul. 

O espaço vem sendo um ponto de confrontos violentos entre Norte e Sul, em umas das maiores tensões militares dos últimos anos, sendo visto como lugar estratégico para um novo conflito entre os dois países. 

O líder da Coreia do Norte visitou na semana passada uma inspeção às mesmas unidades  de artilharia, onde houve ampla cobertura da televisão estatal e da Agência Central de Notícias da Coreia (ACNC). 

A Coreia do Norte ameaçou desencadear uma segunda Guerra da Coreia –  com o uso de armas nucleares – em resposta às sanções da Organização das Nações Unidas impostas depois do seu terceiro teste atômico, realizado em fevereiro deste ano, e às manobras militares da Coreia  do Sul com os Estados Unidos. 

Apesar da tensão com o Sul, até o momento, a fronteira terrestre e marítima que divide as duas Coreias se mantém calma, depois dos sul-coreanos classificarem as ameaças do norte como uma tentativa de colocar “pressão psicológica” em Seul. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s