Opinião: Rede Globo dá exemplo na cobertura de incêndio no RS

Imagem
O segundo maior incêndio do Brasil. O maior foi em um circo em Niterói (RJ), quando morreram mais de 500 pessoas no começo do século passado (foto: Amaury Soledade)

(Marco ASA) – Um grande incêndio em Santa Maria, com 245 mortos, uma tragédia sem precedentes no Rio Grande do Sul, serviu para mostrar a supremacia jornalística, o trabalho sério e a sensibilidade da Rede Globo de Televisão dentre as redes de TV abertas brasileiras.

Eu, analisando a cobertura de forma jornalística na manhã deste domingo, notei que APENAS a Rede Globo noticiou um dos mais importantes fatos do ano quando o fato corria. Liguei na Globo para assistir a final do Mundial de Futebol de areia e vi que o programa  Esporte Espetacular, que transmitia o torneio ao vivo, interrompeu tudo para transmitir, com link ao vivo de Santa Maria, detalhes da tragédia.

Os apresentadores do Esporte Espetacular, Glenda Koslovski e Ivan Moré, traziam todas as informações, conversavam com reporteres gaúchos ao vivo, cumprindo a função do jornalismo sério. Note que a Globo tem contratos altíssimos com patrocinadores para a exibição da final do futebol de areia e, mesmo assim, cancelou a transmissão ao vivo para mostrar o fato mais importante.

Nos outros canais, tudo corria como se nada tivesse acontecido. SBT com seu Domingo Legal, com vídeos desimportantes da internet, Record com o “importante” e repetido Pica Pau, Bandeirantes com Polishop etc etc etc. Na verdade, ficou claro que as outras emissoras são preguiçosas ou insensíveis, ignorando a realidade ou a informação correta do público.

Mas, antes de falar do erro dos outros, quero parabenizar a Rede Globo, a quarta maior rede de televisão do mundo, a mais impotante ao sul da linha do Equador, que deveria ser orgulho dos brasileiros, mas não é. Eu, como jornalista, SENTI ORGULHO DA REDE GLOBO NA TRISTE MANHÃ DESTE DOMINGO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s